Text widget

Bem vindo, fique a vontade, mas não esqueça de seguir o blog e fechar as janelas ao sair. :)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Espinhas

Espinhas: Um inferno de mini vulcões
 (gente ficou um pouco grande o post mas vale a pena)

Que adolescente nunca teve uma espinha na vida? Tudo bem existem casos em que isso acontece, (ELES MERECEM A MORTE MOMENTO ALEF*) mas são raríssimos. Nesse post de hoje vou explicar de onde vem esses monstros e o que fazer pra tentar evitar, vou falar algumas experiencias próprias também. : )

Em primeiro lugar é bom esclarecer que nem tudo que aparece no seu rosto é espinha, tipo os 3 principais inimigos faciais ao meu ver são: Cravos (comendões), Espinhas (pápulas ou elevações (meu caso)) e Espinhas com pús (pústulas). 
As acnes geralmente tem seu início durante a adolescência, [comigo apareceu na faixa dos 13-14 e me acompanham até hoje :(  ] e seu aparecimento pode ser devido a vários fatores:
  • entupimento dos poros por pele morta; 
  • aumento da produção de sebo; 
  • ação da bactéria Propionibacterium acnes
  • outras alterações das células do folículo. 
Mas qual a relação da adolescência com esses fatores? Simples, na adolescência ocorre uma alteração nos níveis hormonais, essa alteração, acaba fazendo com que haja um aumento na produção de sebo pelas benditas glândulas sebáceas, esse sebo tem que ser expelido pelos póros (onde existe toda uma estrutura), acaba havendo uma estimulação na parede interna dos póros, o que faz com que células se desprendam e se juntem tampando o poro e fazendo surgir o CRAVO.
Sebo e células favorecem o crescimento bacteriano, no interior do folículo. Estas bactérias podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular. Conclusão: sebo + bactérias + células descamadas da parede do poros expandem-se na pele, causando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus, ou seja, uma espinha "vermelhona".  

MITOS E DICAS ;)
  • Primeiro os mitos: Chocolate, masturbação, menstruação e anticoncepcionais não causam espinhas. (ACHEI IMPORTANTE DIZER)Em relação ao chocolate pode ser que em alguns casos ele venha a causar mas aí é uma questão do seu corpo.

  • Você pode pensar, já que o sebo vai entupir meus póros é só eu lavar meu rosto direto. Errado quem faz isso está somente tirando a proteção natural da pele.

  • Stress causa espinhas: O que explica a relação entre acne e stress é o desequilíbrio hormonal que decorre da pressão emocional constante. Um dos hormônios produzidos em excesso é o cortisol. Em quantidades acima do normal, ele acelera a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e ainda modifica a consistência desse sebo, tornando-o mais grosso.  
  • Alimentação é a base de tudo largue as coxinhas e os biscoitos e verá uma diferença mesmo que pena. Cabe a você dizer se isso vale a pena ou não. 
E como eu sou bonzinho veja a foto a seguir e pense se você tem mesmo do que reclamar:

viu como poderia ser pior?!





2 comentários:

Unknown disse...

adorei!!
com isso, tirei todas as minhas duvidas, sobre os mitos e verdades da acne.

Unknown disse...

caraca super interessante eu entendi quase tudo se bem que teve uma parte que eu achei que tu tava falando outra lingua... acho que foi pq eu li rápido demais, perai deixa eu ler dinovo...(Sebo e células favorecem o crescimento bacteriano, no interior do folículo. Estas bactérias podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular- perai o que?fala mais devagar.)

Postar um comentário